quarta-feira, abril 05, 2006

Palhaço Carequinha

de minha autoria

Quando eu era menina havia um palhaço que trabalhava na TV: O Palhaço Caraquinha. Era simpático palhaço que marcou a infância de quem está na faixa dos quarenta e poucos anos como eu. Caraquinha deixou o mundo com 90 anos.
Vamos refletir então sobre o papel do humor em nossas vidas e desejar uma boa viagem aos bons palhaços que se vão para o Grande Circo da Eternidade. Boa viajem, Carequinha!
Nem sempre os palhaços são engraçados, nem sempre politicamente corretos. Um menino pode fazer xixi na cama porque tem um problema físico de descontrole urinário, mas o Carequinha cantava que o "bom menino não faz xixi na cama" e não era por mal. É porque ele achava isso mesmo. Como eu não fazia xixi na cama isso não teve problema nenhum para mim e o caraquinha faz parte do meu universo arquetípico de figuras magníficas e reais como ele, cujo personagem é mesmo inesquecível. Nem todos conheceram o carequinha. Minha sobrinha conheceu o Bonzo e hoje devemos contar com muitos palhaços inocentes destes que só querem o bem das crianças grandes e pequenas e que nos façam rir disso tudo e apesar de tudo.
"O bom menino não faz xixi na cama.
O bom menino não bate na irmanzinha.
O bom menino faz sempre a lição.
Papai do Céu protege o bom menino que
obedece sempre sempre a mamãezinha. (na segunda vez: que obedece
sempre sempre o Carequinha."
Para época estava tudo certo, sabe e a gente sempre se sentia ruim por um bom motivo. Ser perfeitamente bom era uma coisa que só acontecia na casa do vizinho. E aquele fantasma podia estar sempre embaixo da cama escondido. Quem não fazia xixi na cama quando criança pequena acaba fazendo depois de criança grande. Foi o que sucedeu com muitos bons meninos e meninas que se divertiram e cantaram alguma música do carequinha como a desta letra acima em que foi gravada minha voz de criança bem pequena numa fita de rolo para gravador, daqueles que não existem mais a não ser em casos especiais. Minha voz tinha uma gringuice lá de Espumoso, terrinha boa.

_Esse desenho que a Ruth fez representa como ela se lembra do Carequinha daquele tempo em que ela era criança e ele aparecia na TV. Mas, ela não se lembra muito não.

|

Links to this post:

Criar um link

<< Home