terça-feira, março 07, 2006

O olhar para a floresta

Diz Nancy Mangabeira Unger, no seu livro O Encantamento do Mundo:

"No capitalismo nascente, há uma necessidade de realizar o que Weber chamou de 'desencantamento do mundo'. Para que uma floresta possa ser vista unicamente com o olhar daquele que vê nesta floresta matéria-prima para a sua fábrica de celulose, é preciso realmente que esta floresta seja totalmente desprovida de encantos, é preciso qeu esta floresta seja reduzida aos seus aspectos produtivos. Simultaneamente, para que seres humanos aceitem sua própria redução à categoral de objeto, de mercadoria, é necessário sufocar neles determinadas potencialidades espirituais: a experiência do sagrado, a intuição, a capacidade visionária, fazendo predominar uma racionalidade de tipo linear e instrumental"
Sim. É como cortar as asas dos pássaros para que eles não vôem. É como castrar os animais domésticos criando uma situação prática e confortável para não prejudicá-los ou não nos prejudicarmos. É como querer as coisas de forma egóica. É como a propriedade anterior ao conceito de fins sociais da propriedade e da posse. É como engordar por não ter com quem repartir o que comemos.
Exercício: Descreva uma floresta preservada.
Tá difícil! Ajuda!

_Uma floresta preservada tem uma grande lagoa cheia de sapos e ovas de sapos donde saem muitos girinos. Uma mosca se insinua flertando com a minha vontade. Os pássaros foram todos devorados por felinos ou migraram para a Europa. Quase tudo é verde. Eu estou de papo cheio e coachando para atrair uma fêmea de carnes fartas.

_Puxa, meu amigo que lindo!

_Agora é você!

_Vejo árvores frondosas, um rio muito caudaloso, vitórias régias e muitas orquídeas, canto de cigarras, ouço o canto de vários pássaros numa sinfonia ao alvorescer. Sinto paz. Uma onda de luz me transpassa e suspiro suavemente sem pensar em nada ruim, apenas contemplando. Toda a minha força para viver, trabalhar e amar parece ter sido restaurada nesse momento. E foi.

_Alguém mais se arisca?

|

Links to this post:

Criar um link

<< Home