segunda-feira, março 06, 2006

Matando suavemente




Em Inglês é como na música:
"killing me softly" dos antigos Carpenters e aquela moça que faleceu de anorexia e cantava muito bem.
Depois eu vejo os coments, pessoal. Agora quero ter uma palavrinha sobre o açúcar refinado e um pecado que cometi hoje. O objetivo não é dar mal exemplo, mas me confessar para ser absolvida ou condenada por aqueles que podem atirar "a primeira pedra".
Soy milk
= leite de soja em Inglês. Sabia? Se você sabia é muito sabido (a).
Soy milk
=marca do novo, mas não tão novo assim e não sei o quanto novo leite condessado produzido no mercado que é feito de soja.
A minha pergunta para meninos da sociedade vegan da Feira Ecológica foi se o soy milk leite condensado de soja era produzido com açúcar mascavo. Eles não souberam responder ao certo e um rapaz me disse que achava que era feito com açúcar cristal.
Uma das grandes vantagens do leite de soja e do leite condensado de soja é não enchermos o saco, a paciência das vacas, que são escravisadas e só deveriam ter obrigações leitosas para com os bezerrinhos. Humanos já possuem o leite materno, mais adequado mas só para bebês humanos e não para gatos e marmanjos.
Funciona assim: na indústria contratam vários provadores para testar o gosto de um produto novo a ser fabricado. Estes provadores muitas vezes são provadores profissionais, mas não sei se no Brasil são profissionais ou contratados entre membros da população. A soja é um produto que não agrada ao paladar de quem não está acostumado com seu gosto um tanto amargo e esquisito para quem não se acostumou. Somos como um bebê, quando nas primeiras vezes provamos a soja e não estamos acostumados com ela. Regeitamos aquele sabor diferente da soja. Por isso a soja em muitos casos vem adoçada com sacarose do açúcar comum. Sacarose tanto pode ser adoçante de açúcar mascavo quanto de açúcar refinado em qualquer proporção. E acho que a sacarose com que foi feito o "soy milk" é de açúcar comum. Corrija-me se não estou certa e deixei de interpretar algum dado do texto que você será convidado a ler. Foi testado no soy milk a sacarose e um adoçante light e foi escolhido a sacarose para compor a receita, naturalmente que secreta, mas nem tanto do soy milk. Por quê? Porque agradou ao paladar da maioria dos provadores. E me pergunto se dentre os provadores haviam naturalistas ou não.
Quem determina como serão feitos os alimentos são representantes da população e do gosto do povo. Você determina como serão feitos os alimentos e outros produtos produzidos no mercado. Mas, você não está só nisso.
Obs: Quem ingere leite de soja ingere menos cálcio, com todas as vantagens da soja como aminoácidos, etc. (em relação ao leite de soja sei pouco), portanto os candidatos a vegan como eu que sou ovo lacto vegetariana devem se alimentar de muitos vegetais variados.
Agora vamos a pesquisa que fizeram sobre o soy milk que podemos acompanhar em Adobe Reader: aqui (linque). É bastante leitura e se não houver tempo deixe para ler mais tarde.
Vamos a leitura sobre esse adoçante que é a sacarose: aqui (linque)
Agora sim chegou a hora de pecar mais um pouco dizendo como eu fiz o doce de soy milk:
Essa parte é só para quem não é bem naturalista:
(mas, pretendo trazer uma receita versão naturalista)
Obs: O leite condensado de soja soy milk é sem colesterol, portanto é como usar o leite condensado comum light da nestle.
Arroz de leite
Malaiah Maluviah (doce de origem judáica)- Esta receita e sua energia atrai anjos.
Ingredientes:
  • arroz italiano abrolho (teria sido melhor usar arroz integral cateto)- menos de uma xícara
  • canela em pau
  • cravo da índia
  • água
  • leite de soja
  • leite condensado de soja soy milk
  • noz moscada
  • canela em pó
  • ameixa seca sem caroço para enfeitar
Fazeção:
  1. Cozinhe o arroz com no mínimo o dobro da água usada no arroz refinado se o arroz for integral ou abrolho
  2. com um pauzinho de canela e três cravos da índia
  3. No final do cozimento cozinhe mais um pouco o arroz regando todo ele com leite de soja
  4. Acrescente meia lata de leite ou mais de leite condensado de soja
  5. Acrescente a noz moscada ou deixe para usar essa com a canela no final
  6. Mexa até aparecer o fundo da panela
  7. Coloque em taças e salpique com canela enfeitando com um pedaço de ameixa seca se preferir
  8. Sirva quente ou gelado conforme a temperatura e o gosto de cada um
Fico devendo a foto ainda.
Minha cozinha é experimental e outra vez vou fazer o doce com açúcar mascavo e arroz integral cateto.
Obs. Se gostas de doce de leite mais molhadinho use mais leite condensado.
Obs: Açúcar refinado é prejudicial a saúde. Inflama mucosas saindo inflamações pelas cavidades como nariz, garganta e países baixos femininos (por isso o açúcar refinado é ótimo para ginecologistas). Além disso o açúcar refinado engorda muito mais que o mascavo, o mel e o açúcar ingerido com as frutas (frutose), faz com que lhe piquem os mosquitos e segundo alguns estudos gera agressividade e conseqüentemente criminalidade. Sacarina, aspartame e outros adoçantes artificiais acredita-se que sejam bem piores que o açúcar, mas nãohá interesses industriais e científicos em provar isso de forma mais eficiente. Agora: bom apetite!

Versão com leite: É a mesma coisa.

_Deixa um pouquinho prá mim, tá?

_Claro, benzinho!

Errata: Corrigi aqui o nome original do doce de leite, arroz de leite, ou arroz com leite que é de origem judáica. O nome original é Malaiah Maluviah e não Malay que é o nome judaico para um bolo de milho.

|

Links to this post:

Criar um link

<< Home