terça-feira, março 07, 2006

Imagine

Como já dizia John Lenon: "Imagine...", você sabe.
Eu torno coletiva a minha resposta para a Amiga do Águas da vida nos coments deste blog.
Porque eu acho que a Mata Atlântica está salva:
Nem cientistas e nem letrados são donos da verdade. Ninguém é dono da verdade. É por causa disso que não dou créditos a idéias apocalípticas a respeito de nosso futuro. Devemos crer no bem comum. E todos sabemos que a preservação das nossas florestas é indispensável para todo o mundo, quiçá para o Universo. Uma floresta é um universo onde existem forças antagônicas interagindo de forma tanto negativa quanto positiva, onde os conflitos não devem impedir os crescimentos e onde muitos seres estão lutando pela sobrevivência, inclusive seres humanos que ali se encontram e tiram da floresta o seu sustento. Existem diversos interesesses e diversas presas e predadores. Os maiores predadores são humanos, sozinhos na sua categoria de humanos onde não conseguiram intruduzir nossos irmãos chimpanzés. Nesta luta precisamos acreditar que o bem vencerá o mal, a expeculação criminosa, aquilo que deveria também ser crime, mas foi legalizado em um ou em outro governo. Neste contexto eu creio no novo projeto do governo. Creio que no governo existe interesse em proteger a Amazônia sim. Podemos querer além do que o governo pretende fazer e interferir nas decisões do governo, basta para isso mobilização em torno da cultura brasileira e mesmo da cultura mundial, patrimônio universal a respeito do que signifcam as florestas para todos nós. Quantas doenças e problemas poderão ser evitados se as florestas forem preservadas. Isso é bem mais do que infelizmente alguns estarem praticando holocausto contra animais indefesos que não são culpados de serem até menos transmissores de doenças do que nós mesmos, pois muitas das doenças somos nós que transmitimos aos animais que nada mais fazem do que serem mensageiros do nosso medo, do nosso desespero, das nossas paranóias em relação aos estrangeiros e em relação a nós mesmos. Mas o mal não pode ser depositado em um só lugar. O mal é microcósmico e macrocósmico. O mal está bem aqui. Feche este blog imediatamente se não queres se contagir por idéias de uma impura! As florestas estão ameaçadas, nós estamos ameaçados o tempo todo e no entanto o amor agrega isso tudo, nos trás Fé e Esperança. As florestas serão salvas. Você será salvo pelo amor e eu também.
Obs. A Ministra da Ecologia do Brasil tem ótimas intensões e dentre estas boas intensões está a preservação da Mata Atlântida que se digladia entre aqueles crêem na biodiversidade e na prosperidade verdadeira e nos interesses daqueles que pretendem as monoculturas. Até que ponto uma floresta resiste a expeculação se não estivermos nos inserindo num processo de sustentabilidade. De uma forma inperfeita e emergente é isso que o Brasil faz: se insere no processo de sustentabilidade de uma diversidade biológica que se não pretendemos creio que seja mais por ignorância e falta de entendimento que por qualquer outro motivo, pois alicerces mal construidos fatalmente desmoronarão.
Imagine tudo de bom que você queira como aquele banheiro ruim que eu pretendo a reforma e fico imaginando como ele será e passo pelas ferragens e olho os pisos para imaginar que ladrilhos ele terá no chão. É preciso imaginar bem o banheiro pronto. Assim ele tem mais chance de acontecer. Da mesma forma imagine nossas florestas, tão belas quanto aquelas que Isabel Felipe produziu em design. O que se imagina, o que se desenha, o que se transmite e se comunica tem chance de acontecer. Imagine sempre um mundo melhor!

_Eu quero morar no teu banheiro depois da reforma, claro.

_Sapo...Tá bom. A gente dá um jeito.

|

Links to this post:

Criar um link

<< Home