domingo, março 12, 2006

Farra do Boi


Convem insistir neste tema.
Cristina do Blog Lâmina d'agua nos presenteou com
um post muito comovente sobre a Farra do Boi. A partir de seus protestos existe Jurisprudência do STF contra esta prática maldosa contra bovinos.
Linque para o post da Cristina sobre a farra do boi que é a opinião de quem viu de perto e tomou providências: Veja aqui (linque)
No seu post intitulado Boi a Cristina escreve sobre outra festa inofenciva que ocorre também em
Santa Catarina, o Boi Mamão. Veja o post aqui (linque).
A farra do boi deve receber represália Nacional e Internacional. É uma tradição medonha que só ocorre no Brasil e trata-se de algo medieval não encontrando precedentes em Lugar algum havendo apenas semelhança com uma festa portuguesa que não possui violência alguma contra o boi ("Touradas à Corda"- que ocorre nos Açores, em Portugal na mesma época da Quaresma ) .
A maldade e tortura extrema contra os animais faz da farra do boi uma vergonha catarinense e nacional para quem é brasileira como eu, mas mais do que vergonha, causa dor de termos de assitir impassíveis a cenas desumanas e cruéis. Mas, no meu entendimento os maus tratos aos animais podem ser muito bem cobrados, até internacionalmente, como vem ocorrendo em alguns casos no Brasil quando se trata de Ecologia.
Felix, Fátima Silva, Franciosi e Isabel Felipe de Portugal desconhecem em Portugal uma tradição violenta como a Farra do Boi, pois a tradição Touradas à corda que pode ter dado origem a tal barbárie não carrega traços de violência e se caracteriza por pura diversão naquelas terras lusitanas. Existe não só no Brasil como em Portugal o repúdio contra a maldade contra os animais.
Convite:
Convido a brasileiros, portugueses e pessoas do mundo todo a protestarem contra esta doença brasileira. Pois, isso não é tradição. Isso é doença. A Farra do Boi tal como hoje se apresenta deve ser revisada, pois é uma manifestação de sadismo, ato de psicopatas, covardes, ignorantes incentivados por hipócritas. Convido também a todos os políticos brasileiros para que façam alguma coisa de bom quanto a isso e ajudem a proibir a farra do boi. Os políticos hoje devem estar todos comprometidos com a Ecologia e com as Leis de Proteção à Natureza e aos Animais. Se existem políticos que incentivam a maldade e estupidez, deve haver outros mais inteligentes e sábios que ajam de forma oposta, defendo o que é Justo.
Convido aos pecuaristas, que apesar de incentivarem o consumo da carne podem ter respeito suficiente pelos animais para repudiarem maus tratos aos mesmos.
Convido a você leitor a contribuir da forma mais criativa possível à melhorar essa situação insustentável.
Ajudem a acabar com Farra do Boi, pessoas de bem!
Abaixo a farra do boi, este costume tardio que não nos faz merecedores de possuirmos uma pátria a qual cabe a nós todos fazê-la honrada por todos os nossos atos, inclusive pelas nossas tradições que serão pacíficas e saudáveis.
Quem tomou a iniciativa desta campanha que eu saiba foi a Fátima do Mundo Animal2. Depois vou ver como estão as coisas por lá.
Devido a importância deste tema tão bem apresentado pela Cristina, no Lâmina d'Água, não conferi todos os comentários. Não se ofendam, por favor, pois eu chego lá.

_Combater os custumes cruéis contra qualquer animal ajuda a todos os animais e principalmente ao ser humano que é humano dentre outras coisas por proteger os animais e a natureza. E isso não é nada de mais, pois tal bicho-home ou bicho-muié são protegidos por nós os animais sempre que possível.

|

Links to this post:

Criar um link

<< Home