domingo, fevereiro 19, 2006

Uva



"Uva: Propriedades Nutricionais: É rica em carboidratos, mas também apresenta pequenas quantidades de vitaminas do complexo B e vitamina C. Fornece boas doses de minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo. Valor Calórico: 100 gramas de uva fornecem 68 calorias. Propriedades Medicinais: Ajuda a ativar os rins, é um suave laxante e atua contra várias enfermidades do intestino, fígado e abdômen, além de estimular as funções cardíacas. A uva também é um rico depósito de compostos antioxidantes e anticancerígenos. Uva vermelha: possui alto teor do antioxidante quercetina. A casca da uva aumenta o colesterol HDL, considerado o bom colesterol e contém resveratrol, que comprovadamente inibe o agrupamento de plaquetas e, consequentemente, a formação de coágulos sangüíneos. Uva verde: tem poderes antibacterianos e antivirais. O óleo da semente da uva também aumenta o colesterol HDL, considerado o bom colesterol."
Fonte: http://www.todafruta.com.br/

A uva também contém ferro sendo boa para anemia:

Veja:
http://www.plantaservas.hpg.ig.com.br/arquivos/Frutas/Uva.htm

Na wikipédia eu procurei acrescentar esta informação através de linque e não sei se deu certo.

Na wikipédia, enciclopédia virtual, há algo bem científico:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Uva

Além disso tudo é uma fruta linda e muito gostosa, sobretudo nesta época em que estão muito doces e é apreciável comê-las com café com leite no café da manhã ou de sobremesa.
Divagando mais:
Em Caxias do Sul no Rio Grande do Sul é época da Festa da uva e do vinho. Quanto ao vinho muitos afirmam que o seu uso bastante moderado de um cálice por dia faz bem à saúde. O difícil é ficar com um cálice só quando o vinho é muito bom e para não arriscar eu fico com a uva, o suco de uva e hoje mais uma vez o floral vine que reforça a idéia de que submissão e tirania muitas vezes são a dupla face de uma mesma moeda. Aqueles que muito servem podem desejar e admirar o poder de seus senhores, cumprindo com quaisquer ordens sem pensar. Devemos escolher portanto a liberdade e a libertação das pessoas ao nosso redor para que todos possam realizar-se como seres únicos sem o jugo do servilismo e a maldade dos tiranos. As boas lideranças podem trazer harmonia entre as pessoas e fraternidade entre os homens. O verdadeiro lider positivo, arquétipo advindo da signatura floral da flor da parreira é aquele que se doa pelo coletivo. Encontrei em mim mesma mais no floral "vine" de Bach do que no "centaury" de Bach uma autoridade interior crescente para me libertar do jugo da tirania, em diversas vezes na vida presente sobre mim.
Os pés que pisam a uva trazem um marco, a passagem do matriarcado para o patriarcado onde o domínio do masculino inicia a sua presença e esta presença não se dá apenas no sexo masculino, pois algumas mulheres podem se tornar tão tiranas quanto alguns homens nas relações não apenas políticas, mas sociais e mesmo pessoais.
A entrega do masculino refaz hoje a volta de Dionísios e Zeus sai de cena para ceder lugar àquele seu antecessor. Os homens estão se entregando para as mulheres e não ocorre o oposto como à alguns anos atrás. O vinho aparece como elemento modificador da consciência através do floral vine que transforma a autoridade agressiva em autoridade compassiva que busca o bem comum e em alguns casos transforma o servilismo em consciência da própria autoridade interior. Este mito pode ser também representado pelo floral "vitis" de MG dos florais do Breno e da Ednamara e aqui temos como arquétipo também a Imperatriz do Tarô onde o feminino representa abundância e fertilidade em todos os sentidos. Então voltamos aqui para o ponto onde as mulheres detinham o poder nas lavouras onde se plantava milho, sobretudo, pois a descoberta do milho foi fundamental para que a humanidade se tornasse mais forte. Com o vinho a humanidade pode se tornar ainda mais forte, mais alegre e prazerosa, mas também sem limites a consciência.
Curiosidade: Na França a roseirais que protegem as parreiras das pragas, por isso onde estão as uvas podem estar as rosas.
Imagens: As fotos acima são de minha autoria.

_Eca! Croach...

|

Links to this post:

Criar um link

<< Home