segunda-feira, janeiro 23, 2006

Ratão do Banhado





O ratão do banhado é um um ratão bem asseado sempre que possível. Se tiram o habitat natural dos roedores naturalmente que eles passam a habitar esgotos, ficam imundos e transmissores de doenças. Quem já não ouviu falar da peste bubônica? Por falar nisso alguns animais se banham como as pombas e vi na rua onde moro uma pombinha tomando banho no esgoto, um dia destes. Devia estar disponível para ela uma pequena banheira ao menos. Prova de que temos culpa das doenças que transmitimos para os animais e eles nos transmitem de volta. Como pessoas vaidosas e bem cuidadas eles dão um tratamento especial para os pelos semelhantes ao de algumas mulheres e homens para com os cabelos.

"Nome popular: Ratão-do-banhado

Nome científico: Myocastor coypus

Ordem: Rodentia

Família: Capromyidae
Descrição: Roedor semi-aquático que chega até 60 cm de comprimento, mais 30 a 40 cm de cauda.

Seu peso varia de 6 a 9 kg. Tem a pele recoberta por longos pêlos de coloração geral marrom escuro dorsalmente e amarelo claro ventral-mente. Mãos com 4 dedos providos de unhas fortes e polegar rudimentar e pés com cinco dedos ligados por uma membrana natatória.
Distribuição geográfica: Zona temperada da América do Sul. No Brasil habitam os Estados do Sul.

Habitat: Vivem em banhados, rios e lagos, onde cavam tocas ao longo das margens, as quais são simples túneis que conduzem a um aposento interno que serve de refúgio e/ou ninho.

Alimentação: Alimentam-se de capim, raízes e plantas aquáticas. Algumas vezes comem mexilhões e também gastrópodes.

Reprodução: Cento e trinta dias após o acasalamento, a fêmea tem em média de 5 a 10 filhotes, que nascem de olhos abertos e com o corpo coberto de pêlos. Desenvolvem-se rapidamente.

Hábitos, observações e curiosidades: Tem um pelame muito bonito porque toma certos cuidados. Ele lava e penteia o pêlo com suas pequenas garras. Em seguida, esfrega as patas nos cantos da boca, por onde glândulas especiais liberam uma substância gordurosa. Cuidadosamente, fricciona esse óleo no pêlo, que se torna bastante lustroso. É um bom nadador, mas não mergulha tão bem. Vive aproximadamente 15 anos. Seus principais predadores naturais são as onças e os caimans (jacarés).

Status mundial de conservação: Essa espécie era caçada na América do Sul, principalmente na Argentina, e exportada para os EUA e Europa."
Dados sobre o ratão e imagem foram copiados so site:
O ratão do banhado é um dos animais presentes no mini zôo do Parque Farroupilha em Porto Alegre. Este Parque em setembro de 2005 fez 70 anos. Os zoológicos eu considero um mal necessário ou não, algo meio esquisito, mas em todo caso...E alguns animais tem buscado refúgio nas cidades por ter tido seu habitat totalmente destruido, como muitos pássaros. Estes ao menos precisam das árvores.

_Ih...do banhado? Eles são perigosos?

_Não querido, eles são vegetarianos de modo geral ou comem bichinhos que não são batráquios.

|

Links to this post:

Criar um link

<< Home