segunda-feira, janeiro 09, 2006

Nova Arte Nova


Imagem:

Colyton looking westoil on board

Quentin Roper


Ali pelo início do século XX surgiu com discreção a Art Noveau (New Art, Arte Nova...), linda e utilitária, no seio da burguesia, sobretudo na França. Era um dos movimentos do Moderno, representado por vários artistas impressionistas e posteriormente abstracionistas. Esta arte deu origem ao que hoje chamamos de Design, com fronteiras diluidas entre o que seria a "Grande Arte" propriamente dita, como eram chamadas as artes plásticas alhures e o artesanato, chamado até então de "Pequena Arte". Ocorre que a intencidade como desenvolvia-se a indústria tormava a vida de toda gente bastante fria, despida de emoção, sentimento e aquele lirismo de que sentimos falta. Por isso arquitetos, desenhistas, pintores, ceramistas e joalheiros, modistas, sobretudo passaram a fazer um trabalho extremamente elaborado, cheio de poesia e sensualidade. Qualquer objeto pode desta forma e conforme o gosto ganhar uma personalidade própria. Foram criados muitos rótulos e foi dado trabalho para muitos artistas desta forma, embelezando a matéria bruta que saia dos forno para ser servida de uma forma crua e sem a menor graça. Este trabalho diferente e novo também propunha a volta da paciência e um novo culto a natureza, depois deste ter ficado demodê. Ao ser humano é conferida dignidade com belas roupas, jóias e estética, embora naturalmente e infelizmente para os privilegiados de classe.
Hoje apresenta-se uma forma ainda mais linda de Arte Nova, ou Art Noveau, como queiram e a muito tempo eu estou na mira desta forma de arte para que não me escape dos olhos a encantar-me sempre tornando mais leve o fardo que sem beleza não podemos suportar. Por isso eu trouxe um site para que todos exploremos. Ele pertence a um rapaz chamado Quentin Roper, um dos novos representantes da Nova Nova Arte Nova, ou New Art Noveau. (desculpem se o termo não está bem correto). Ele nós trás a proposta estética e sensível de um novo tempo voltado para a consilhação que estamos fazendo com a natureza. O gerundismo aqui indica que este tempo já começou. Desfrutemos deles, meus amigos, com muito carinho e colírio da beleza nos olhos.
O Novo Design é o Eco-Design que já falei aqui. Ele é mais complexo e fará parte da proposta mais sedimentada de não apenas um design, mas de uma nova forma de vivermos, com mais economia qualidade para todos. Por isso este assunto pode apenas aqui dar início aqui mesmo e/ou em outros locais sobre o que já vem sendo cochichado pelos cantos: a proposta do misterioso NOVO DESIGN. Só tenho comigo, sinceramente um esboço do que isso irá signficar em nossas vidas.
Voltando ao velho assunto, Nova Nova Arte, Novo Novo Design, e outros,
Taí o site do moço para explorar-mos suas pinturas, designs, comicos e outras coisitas:
Curiosidade: Podemos encontrar hoje a New Gothic Art Noveau, sendo que o novo Gótico é também influenciado em cheio pelo Romantismo com o componente Terror que as vezes até fica demais.

_Eles precisam desenhar mais sapos nas saias das moças. Né?

_É. Sim, isso mesmo, querido. Com aquelas Vitórias Régis onde vocezinho irá sentar para descançar e chamar as meninas verdes.

|

Links to this post:

Criar um link

<< Home