quarta-feira, janeiro 25, 2006

Mares vermelhos




De quando em vez o verde azulado mar cobre-se de rubro encarnado. O sangue que escorre de uma baleia é mais semelhante ao nosso sangue humano do que semelhante pode ser o priólo português do pintassilgo. Estranho que todos temos o mesmo sangue no reino animal e ele é sempre vermelho vivo quando mancha as águas atingindo órgãos vitais e artérias.
Hoje recebi este e-mail que publico aqui. Não veja a agonia das baleias se não quizer, para mim os primeiros segundos já serviram para publicar este post, quando o sangue de uma baleia escorreu no Oceano. Dizem que certa feita uma baleia destas estourou em plena rua de uma cidade oriental. Esborrifou sangue para todo lado. Que cena desagradável. Porque permitimos tanto horror para com nossos irmãos menores?
Diz a Fátima:

"Amigas,

recebi esse e-mail da guerreira Mar (http://ameanatureza.blogs.sapo.pt/) e encaminho na esperança que vcs queiram fazer conosco uma corrente em defesa da sobrvivencia das BALEIAS. Peço que leiam a reportagem, na íntegra, e vejam o VÍDEO que faz parte dela. São imagens muito fortes.....mas é preciso ver pra saber a dimensão do sobrimento desse grande mamífero impiedosamente caçado pelo "bicho homem".
Sei que blogs foram criados como "diários" ....mas acho que é hora de tomarmos um decisão muito importante para o destino de toda e vida na terrra e da própria terra: VAMOS SEGURAR UMA BANDEIRA EM DEFESA DA VIDA, DO HOMEM, DOS ANIMAIS, DOS VEGETAIS .....DO PLANETA TERRA!
CONVIDO VOCÊS A PUBLICA, EM SEUS BLOGS, UMA NOTA SOBRE ESSE REPORTAGEM...E SE PUDEREM REPASSEM PARA OS AMIGOS.....VAMOS LEVAR LONGE ESSE GRITO EM DEFESA DA VIDA.
S.O.S. BALEIAS ... ajudem a divulgar
o vídeo

........ cole no teu blog querida amiga.. se puder.. ou se der. o GREENPEACE PEDE AJUDADate: Tue, 24 Jan 2006 20:17:41 -0200

S.O.S. BALEIAS ... ajudem a divulgar.

Cole a mensagem no teu blog... se todos derem as mãos, uns avisando outros quem sabe poderíamos abraçar o planeta e tirar os caçadores dos mares. -As vidas nos oceanos depende de nos unirmos. Talvez... uma de nossas garrafas cheguem até os predadores levando o nosso recadinho. Quem sabe.... eles pensariam no mal que estão fazendo.... quem sabe!
44 ativistas dos barcos do Greenpeace Esperanza e Arctic Sunrise fazem um apelo pessoal
International — Os botes infláveis já foram puxados para a terra. A tripulação está exausta, o barco precisa de combustível e é hora de levar a campanha para salvar das baleias dos oceanos para a rua principal.

Ativistas como Texas, Andrew, Lally, Nathan, Mikey, Phil e todos os outros da campanha Defendendo Nossos Oceanos fizeram tudo que puderam. Eles salvaram baleias. Eles diminuíram a caça. Eles alertaram milhões de pessoas em todo mundo sobre o assassinato das baleias que testemunharam na região da Antártida. Agora depende de nós tomar uma atitude e agir com o que eles nos mostraram – e terminar o serviço.

Eles passaram 61 dias no mar, metade deles na frente de arpões. Viram quebrar e tiveram de consertar todos os barcos pelo menos uma vez. Foram golpeados. Arpões com explosivos foram apontados para suas cabeças. Nossos ativistas arriscaram suas vidas nas geladas águas da Antártida e passaram suas temporadas de férias longe de seus familiares e amigos para tentar salvar baleias. Aqui está uma mensagem do líder da expedição Shane Rattenbury para os defensores dos oceanos e todos aqueles que fizeram parte dessa excitante campanha nos últimos meses:

Em termos de logística não podemos mais ficar nos Mares do Sul, mas certamente essa não será a última vez que você ouvirá falar de nós. A tripulação de 57 pessoas nos barcos do Greenpeace quer agradecer a todos que apoiaram nosso trabalho aqui escrevendo cartas de apoio a jornais e websites, e também agradecer aos nossos milhões de colaboradores financeiros individuais em todo o mundo. Agradecer ao nosso novo e rápido barco, o Esperanza, com o qual pudemos acompanhar os baleeiros o tempo todo, e não poderíamos estar aqui sem esse apoio. Há exatamente um mês nós temos atrapalhado, atrasado e interrompido a frota baleeira no Santuário de Baleias dos Mares do Sul, e não temos dúvida que eles não chegaram nem perto do objetivo de abater 935 baleias Minke e 10 baleias Fin, espécie ameaçada de extinção. Nossa esperança é que essa luta inspire as pessoas a nos ajudar a defender as baleias, para que entre na história que essa foi a última vez que o pacífico silêncio do Santuário foi quebrado pelo som dos arpões armados de granadas.A caça às baleias não é apenas uma preocupação para governantes e encontros secretos de políticos. Há um grande negócio envolvido nisso. A caça às baleias pode não ser lucrativa, mas você ficará surpreso ao descobrir que ela tem conexões com famosas empresas de pescados. Pedimos que você nos ajude a interromper a caça às baleias.
Muitas empresas fora do Japão são de propriedade ou têm contratos com a Nissui, a corporação que é dona de um terço da Kyodo Senpaku, por sua vez dona da frota de baleeiros. Queremos expor exatamente como os baleeiros lucram através do peixe que você compra, e pedir que essas empresas se dissociem definitivamente da caça às baleias. A Nissui precisa saber que caçar baleias é ruim para seus negócios.

Quando você se registra como um Defensor dos Oceanos, enviamos para você informações sobre quem são essas companhias e como você pode pressioná-las.
Na Argentina, os ativistas convenceram uma empresa popular de frutos do mar e peixes a cancelar os contratos com a Nissui. Em apenas dois dias, mais de 21 mil ciberativistas contataram a companhia e baixaram adesivos para colar nos produtos da Santa Elena em supermercados, evidenciando, assim, que a empresa estava envolvida na matança das baleias. Nos Estados Unidos, a gigantesca Gortons, empresa de propriedade da Nissui, recebeu quase 40 mil cartas vindas de todas as partes do mundo.

E enquanto continuamos a pressão nesses alvos, estamos abrindo um novo front com a Sealord, uma empresa de pescados baseada na Nova Zelândia que é 50% propriedade da Nissui. A Sealord vende para distribuidores de produtos do mar em todo o mundo. Nós iremos procurar os produtos associados ao lucro com as baleias onde quer que eles sejam vendidos.
veja a reportagem e o vídeo no http://oceans.greenpeace.org/pt/expedicao/news/e-a-sua-vez-de-salvar-as-balei "

Se você quizer, junte-se a nós! Muitos animais deverão ser defendidos se muitas pessoas ajudarem.
Ruth Iara,
euzinha.
Este blog é parceiro daqueles que desejam salvar as baleias. Parece tão glichê, tão óbvio para quem tem interesses ecológicos. Mas, não é. Entendo que todo animal deva ser salvo dos maiores predadores que existem. Vocês sabem muito bem quem são. E me tira fora dessa!

_Eu quero!

|

Links to this post:

Criar um link

<< Home