terça-feira, janeiro 03, 2006

Cogumelos





Cogumelos são alimentos funcionais.

Já vimos o conceito de alimentos funcionais aqui, mas vos trago novamente porque assim como eu pode haver algum esquecido do que é mesmo alimentos funcionais.

"Na década de 80, foram estudados no Japão, alimentos que além de satisfazerem às necessidades nutricionais básicas desempenhavam efeitos fisiológicos benéficos. Após um longo período de trabalho, em 1991, a categoria de alimentos foi regulamentada recebendo a denominação de "Foods for Specified Health Use" (FOSHU). A tradução da expressão para o português é Alimentos Funcionais ou Nutracêuticos. "

O texto entre aspas acima pode ser reportado ao seguinte linque(clique no vermelho.

Ainda podemos falar mais e mais sobre cogumelos:

"Alimento milenar, remédio moderno"

Parceria chinesa vai impulsionar produção. Brasil tem grande potencial e vai investir para tornar o produto acessível a todos.

Brasil e China v]ao intensificar a parceria para impulsionar a produção de cogumelos comestíveis e medicianis no país. " (...)

  • "Importância da dieta: Os cogumelos estão entre os mais importantes componentes da dieta alimentar chinesa, não apenas pelo seu alto teor nutritivo- com quantidade de porteínas quase equivalente a da carne e acima de alguns vegetais e frutos ricos em vitaminas e carboidratos e com baixo teor de gordura, como também por suas propriedades medicinais."(...)
  • "Estudos realizados principalmente na China, Japão, França e Estados Unidos desde a década de 70 têm demonstrado que podem ser importantes aliados no tratamento complementar de várias enfermidades, como câncer, lupus, herpes, HPV e até AIDS (pois o cogumelo atua no sistema imunológico). "(...)
  • No Brasil o preço do cogumelo comestível ainda é muito alto afastando-o do cardápio da maior parte da população. Mas, a parceria com a China que já está ocorrendo tem como um de seus objetivos mudar este contexto. (contexto que já está mudando na Feira do Verde da José Bonifácio em Porto Alegre onde os cogumelos não são propriamente alimentos baratos, mas contém um preço mais viável do que aqueles contidos nos supermercados.
  • A China fez uma integração com o Brasil que permite a produção do cogumelo no Brasil com uma tecnologia mais barata, barateando o custo do produto que deverá ficar acessível.
  • O Brasil faz parte, conjuntamente com outros 30 países, de um programa do governo chinês que treina produtores de cogumelos de países em desenvolvimento.
  • Pesquisas são desenvolvidas pela EMBRAPA.
    • fonte: Vida integral - jornal de Porto Alegre que foi distribuido gratuitamente na Colméia, cooperativa de produtos naturais.
  • No blog segredo (linque) você encontra uma receita de risoto ao fungi experimental.

Coisa estranha!

|

Links to this post:

Criar um link

<< Home