domingo, janeiro 29, 2006

Algo que venho me perguntando

ultimamente:

Democracia existe? (Sim é a minha resposta)

Uma noção que eu tenho de democracia

  • Nós nos reunimos todos juntos e damos sugestões sobre quais as regras do jogo
  • A maioria deve aceitar estas regras
  • Se as regras do jogo mudam devemos nos reunir novamente para decidir
  • As reuniões são conflituosas e um tanto estressantes muitas vezes pois há sempre uma tendência a sair da democracia que todos temos: egocentrismo ou egoísmo
  • Um missão é importante aqui e vários objetivos convergem para uma mesma missão
  • Vemos quando alguém combina algo para fazer junto com outras pessoas num grupo de mais de três pessoas o quanto é difícil que ninguém saia se sentindo roubado, prejudicado, magoado. E podem sair dois membros do grupo uns magoados com os outros. Faz parte do processo democrático? Acho que sim.
  • O Brasil está passando por um processo democrático. Reproduzimos neste processos lições inconscientes aprendidas na ditadura.
  • Quando há maior democracia, creio que não haja margem de levarmos fatos escolhidos para o bem de todos para o lado pessoal.
  • Sobre os contratos, fazemos apenas o que prometemos e isso deve ficar bem claro. Sem promessa não há dívida. (Na realidade em que vivemos é bom nos atermos a esta regra que nos salva)


_Democracia é uma palavra que deriva do grego.

_Se alguém quer aprondurar que aprofunde sapo, pois estou me aprontando para sumir um pouco.

|

Links to this post:

Criar um link

<< Home