quarta-feira, dezembro 28, 2005

Proposta:



"Tente descobrir as conexões entre os vários elementos do desenvolviemnto internacional como população, energia, agricultura e comérico externo. Verifique como o desenvolvimento é o resultado da evolução de um conjunto de fatores que não (mero destaque) podem ser analizados separadamente." (Agenda Ecológica da Editora Gaia- 1997)

Da minha parte, embora neste sentido jamais possa ter uma visão do todo, o que seria simplesmente divino, posso dizer que observo que o desenvolvimento acelado e sem bases sólidas, com endividamentos, como ocorreu com nosso querido Brasil em alguns casos, desencadeia uma série de problemas como os que temos hoje. Aqui posso citar a triste história da escravatura que fez com que milhares de afro-brasileiros trabalhassem sem parar no rítmo mais duro possível, a jornada dos bandeirantes que acelerou a processo capitalista, concentrando riqueza e poder nas mãos dos abastados, gerando prostituição e miséria e os empréstimos que o Brasil obteve nos anos do oba oba Brasil. Você gostaria de citar algum exemplo que lhe veio a memória?

Neste ponto essencial, onde holismo e ecologia se fundem, podemos dizer, em síntese, que a qualidade de vida mais garantida que existe faz funcionar aquela lei do ganha ganha, da qual o Dr. Lair Ribeiro da Neorolingüística constuma falar, onde se alguém ganha o outro deve ganhar também com isso. A muito tempo os seres humanos vêm fazendo a lei do ganha perde ou vice-versa achando que isso é um bom negócio. Pois, está na cara que não é mesmo, visto tantos desastres e conflitos.

Ofereçamos qualidade de vida para nós mesmos e para o nosso próximo em forma de alimentos saudáveis como o são o carinho e a gentiliza de quem não tem nada melhor para oferecer. É isso o que eu desejo de nós.

_Eles queriam limpar a água da lagoa com clorofina. Eu não deixei. Onde já se viu?