sábado, dezembro 03, 2005

Jussara

  • Jussara, nome de mulher ocorre muito no Rio Grande do Sul. Jussara nome indígena. Jussara, nome que nos conduz a uma lenda que devemos saber de cor quando for o momento de sabê-lo. Jussara também é o nome de uma árvore que oferece palmito jussara (e aquilo que você vê no rótulo do palmito não é apenas uma marca, é uma espécie). Ju quer dizer espinho e çara quer dizer palmito em um linguajar indígena provavelmente o Tupi-Guarani. Um índio feriu-se nos espinhos de uma palmeira e morreu sangrando. A palmeira deixou de ter espinhos e então produziu um fruto maravilhoso semelhante ao açaí do Amazonas, o fruto da árvore jussara, que possui propriedades muito semelhantes ao super nutritivo açaí amazonense. O fruto da jussara está na Mata Atlântica e deve ser preservado e esta árvore plantada. O fruto é amassado no pilão. É duro como o grão de café e nos deixará a todos gaúchos e prendas muito fortes se sabemos disso, pois o açaí não se acha mais por aqui (acho que quase...- Não tenho visto).

  • Estou explanando aqui o pouco que aprendi hoje na Feira Ecológica quando ecologista amassava o grão da palmeira jussara no pilão para demonstrar. Ele estava mostrando vários grãos. Contou-me a lenda de Jussara muito rapidamente e não consegui apreender esta história.
  • Existe a idéia de maior exploração econômica desta planta no Rio Grande e de forma sustentável. Esta idéia é um bebê pelo visto.
  • É importante que nos vidros de palmito exista um certificado de que o palmito está sendo ecologicamente produzido, uma garantia para nós consumidores que nos importamos com a natureza. O palmito foi muito explorado e daí a desvalorização do fruto de algumas palmeiras que é muito mais nutritivo do que o palmito que é um alimento rico apenas em fibras. (Alguns vegans são radicalmente contra o consumo de palmito por causa disso e tb. pela preservação desta planta que encontram-se ameaçada de extinção.)

Por curiosidade:

  • Existem pessoas que não apenas defendem a tese de que os seres humanos devam alimenatar-se apenas de frutas, como são testemunhas vivas desta teoria colocada em prática. Eu acredito que isso é possível, mas requer alto conhecimento das necessidades organicas e propriedades das frutas. Os frutos são os alimentos que menos agridem a natureza. Neste sentido devemos comer muitas frutas, mas nem pensar em radicalismos mal pensados que só causariam mal nos fazendo desacreditar naquelas propriedades "mágicas" que as plantas possuem principalmente em nos manter saudáveis e prevenir doenças.

Mas, você não disse o nome da frutinha parecida com o açaí, né guria. Como é mesmo? croach...inheeeeeeeeeeé...

|

Links to this post:

Criar um link

<< Home