terça-feira, dezembro 13, 2005

Felicidade


O que seria felicidade afinal?


Fazendo aqui um exercício mental junto com o freguês destas palavras, eu posso dizer que no meu entendimento felicidade é antes de mais nada uma abstração. Sendo uma abstração é algo muito fluido que pode escorrer por entre os dedos. Fica difícil apreender. Seria como agarrar as musas. Não se agarra o amor, não se agarra a felicidade e quando a possuimos a possuimos distraídos sem aquele medo da perda ou a angústia por manter algo que não esteja no momento presente. Eu não sou budista, mas tenho um entendimento muito zen da vida. Quanto menos eu ficar desejando melhor. Desejar significa também preocupar-se com. Querer algo ou alguém em alguns casos, infelizmente é inevitável, mas trata-se de um desgaste contraproducente e triste. Hoje muitos jovens sofrem de imediatismo, conforme foi escrito na Revista Época recentemente. Saber esperar também faz parte de obtermos o bom da vida, aquilo que pode nos fazer felizes. E quando estamos felizes pode ser por bem poucos motivos como aquele de termos passado uma boa noite de sono, estarmos com a casa limpa e arrumada e esperando as crianças para uma refeição bonita em família com muitos regalos e enfeites. Pensar em felicidade é pensar em qualidade de vida para todos. As pessoas com problemas, sejam quais forem podem ter momentos qualitativos de felicidade e esta felicidade repousa na valorização das "pequenas" grandes coisas. Ter muitos problemas para resolver e poder resolvê-los ou poder viver bem de alguma forma com eles é um aspecto do que pode ser ser feliz. E para não complicar muito, eu gostaria de dizer que eu sou feliz apesar de ficar triste e às vezes talvez justamente por isso, pois considero a tristeza parte de um processo. O medo de sentir algo negativo pode estragar muitos momentos.

Esta idéia geral que coloco aqui faz parte de uma teia de pensamentos que estão hoje no ar, na rede ou onde você quizer...

Você quer aprofundar o assunto e ver a opinão de um especialista? Então clique aqui (linque).

Vim aqui e modifiquei um pouco o texto na sua adequação.
Já escrevi sobre este mesmo assunto e fiz alguns e-mails à respeito com ou sem a base numa reportagem que saiu na revista superinteressante.

Felicidades é o que desejo para você e prá mim.