sexta-feira, dezembro 02, 2005

Espanha

Algo tipo "Um lugar para o qual você gostaria de ir" é o tema da nossa redação e apresentação de Inglês além de muitas e muitas revisões que não gosto nem de pensar. Melhor não me preocupar e estudar.

Dividindo a Península Ibérica com Portugal a Espanha ocupa 80% deste território. Ao Norte ficam os Montes Pirineus, na sua divisa com a França e ao Sul está a África. A leste está Portugal e a a Região de Galícia e a oeste é transpassada pelo Mar Mediterrâneo em extensa costa.

A vegetação diversifica-se em florestas, pradarias e desertos. O relevo é constituido por muitos altos e baixos e algumas montanhas possuem crateras. No centro da Espanha boa parte é constituida pela Meseta Central. Isso me lembra o Planalto Central brasileiro.

A fauna é constituida por lobos, cabras, répteis e nas ilhas Canárias uma infinidade de pássaros.

Existem cavernas com estudos arqueológicos a serem apreciados como é o caso das pinturas ruprestes.

A Espanha possui uma diversidade muito grande em todos os sentidos. Existe nela diversidade de relevo, de vegetação, flora e fauna e uma diversidade cultural e étnica que hoje conta a história da sua ocupação. Além da influência cultural árabe que durou oito séculos, a Espanha recebeu a influência cultural da Itália e do cristianismo, influência dos bárbaros visigodos vindos do norte, dos fenícios, judeus, ciganos, gregos e outros.

Igrejas hoje convivem com algumas mesquitas, sendo a população espanhola de maioria católica hoje em dia.

Nas artes há espoentes como Velasquez e Gaudi, mais tarde Goya, Picasso, Miró, Salvador Dali,
pinturas que podem ser apreciadas no Museu do Prado.

Na Música destaca-se oFlamenco na música dos violeiros, na dança e na poesia como aquelas de Garcia Lorca.

Na Literatura não se pode deixar de falar em Cervantes com o seu famoso Don Quixote de la Mancha.

Duas rotas essenciais existem para se viajar pela Espanha (não estou muito certa disso) o Caminho de Santiago de Compostela e o Caminho de Cevantes. No caminho de Compostela será vista a cidade de Santiago de Compostela e no Caminho de Cervante a famosa Toledo, centro de diversidade cultural.

Na Espanha existem diversos parques preservados, dois deles sendo considerados patrimônio da humanidade.

A alimentação é muito variada e as carnes costumam vir acompanhadas por vegetais. Famosa é a paella (quer dizer para ela) que pode ser servida tanto com frutos do mar como com carnes conforme a Região seja costeira ou litorânea. Famosa é a dieta mediterrânea que inclui o azeite de oliva, vegetais e legumes variados, peixes e frutos do mar podendo-se tomar vinho.

A Espanha produz vinho, azeitonas, trigo e cevada. Há pesca e criação de gado.

A cerâmica é destaque no artezanato em diversos locais, sobretudo a cerâmica valenciana, juntamente com o couro, o cristal trabalhado e a gravura em cerâmica com técnica muito antiga como ocorre na cidade de Toledo.


A população se preocupa bastante com qualidade de vida (possuindo meios para obtê-la de modo geral) e com a prática de esportes. Destaca-se entre os esportes o ciclismo que é muito valorizado. Os esportes mais comuns no Brasil também existem na Espanha, incluindo esportes náuticos.

A noite na Espanha é famosa, havendo teatros, cinemas e boates diversas sobretudo em Madri e como em várias cidades importantes da Europa há muitos pubs, barzinhos com seus tapas e copas (petiscos e drinques). Parece que neste sentido em muitos casos só muda o endereço.

Fonte de Consulta:

Material do Ministério da Economia e da Fazenda na Espanha


|

Links to this post:

Criar um link

<< Home