segunda-feira, novembro 28, 2005

Fe

Laticínios cortam o efeito (não sei quanto) do ferro no organismo (por causa do Ca-Cálcio), ferro este que ajuda a não ficarmos anêmicos e com baixa imunidade.

Laticínios devem ser usados com cereais, amêndoas e passas principalmente. Leguminosas devem ser usadas principalmente com sucos cítricos como limão e laranja. A vitamina C ajuda o organismo a reter o ferro e a termos um maior aproveitamento deste elemento.

Isso você encontra em vários livros de Naturismo e talvez em outros de nutrição. Não é algo que eu tenha lido recentemente, mas lembrei de colocar este assunto aqui, já que falamos em um alimento rico em ferro que é o açaí. Ocorre que muitas vezes nos comemos feijão e após usamos uma sobremesa láctea que poderia ser deixada para mais tarde para termos um melhor aproveitamento dos alimentos, mas se você está bem não deve ser rígido (a) ou radical consigo, devendo muito bem saber o que faz, isso sim.

Obs: A autora do livro Caminhos Naturais da Nutrição disse para mim pensoalmente uma vez que falei com ela na feira que o espinafre não deve ser usado com molho branco, pois isso prejudica o nosso aproveitamento de ferro no organismo. E vegetais como couve e espinafre devem ser refogados sem cozinhar. O suco do próprio vegetal fornece a água necessária para refogá-los. Deixe esta água secar. (Na minha família se usou atirar água fervendo em cima da couve e do espinafre, mas o refogue no áleo ou cebola é mais interessante, pois não há disperdício algum do suco). Quanto aos legumes cozidos com exceção da inglesa e outros e por exemplo cenoura e beterraba, podem ser utilizado para fazer um arroz colorido e mais nutritivo.
E digo mais para aqueles que comem carnes de bichinhos:
Não é indicado comer carne vermelha e tomar leite. Use carne vermelha com frutas cítricas e com todo alimento que contenha vitamina C para um melhor aproveitamento do ferro. Quanto as demais carnes é melhor não usar com laticínios também.
Use laticínios com cereais.
Use ovos com suco de frutas cítricas também. Não use ovos com leite! A digestão não fica legal.
Evite usar os líquidos depois das refeições. Há os que vão mais longe e deixam para bem depois. Os radicalismos no entanto só dificultam tudo na vida dando margem a desistência em assumir um propósito qualquer (opinião pessoal).
Você aprendeu que enquanto o Ca (cálcio) corta o efeito do Fe (ferro), a vitamina C, presente no limão e não laranja estimula este mesmo efeito. Ou você já sabia disso tudo e não dizia nada?
Exs. Leite contém Ca (cácio) e feijão contém fe (ferro). Uma limonada cai bem com feijão com arroz de preferência integral e coberto de salsinha que contém mais ferro ainda, mas uma sobremesa láctea pode prejudicar a absorção do Fe, embora eu não saiba dizer até que ponto.

Croach...Que é que deu nesta mué que só tá falando de cumida, sô?

Fome, meu querido. Fome. Fome nem sei do quê.

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