domingo, novembro 06, 2005

Camaleão

Você faz parte...


Imagem do site http://www.riogrande.com.br/


  • Fico devendo o lindo camaleão que encontrei na enciclopédia wikipédia em português, acho que em Portugal, pois deu um "treco" no PC, um "tiuti" como se diz hoje, por causa dos egoístas direitos autorais que não permitem cópia ou utilização nem mesmo do linque específico, conforme ocorre em alguns casos. Por isso não vou nem colocar a imagem que salvei aqui. Mas, vocês podem pesquisar e o camaleão está em destaque por lá.
  • Como este blog se baseia em pesquisa sobretudo da web, um dia poderá deixar de servir aqueles que o apreciam devido a dificuldade cada vez maior em relação aos direitos autorais. E para mim, francamente o que fere mesmo os direitos autorais é se apropriar de uma criação alheia camuflando, "camaleão", como muitos fazem, sem cópiar, colar e mencionar o autor, o site ou simplesmente dizer que não é da nossa autoria, como eu faço. Em todo caso esta é uma enciclopédia livre on line. Mais livre ainda é este blog.
  • Não quiz acreditar, mas repare bem que sempre que aparecer aquele sinal de percentual" % "no meio de um linque ou cerquilha, menor esquecer de utilizar o linque em site pessoal sob pena de haver alguns transtornos no PC (Que parecem não ser muito graves, mas podem acabar se tornando). Aqui fala a voz da experiência.
  • Como não sou de levar desaforo para casa fui encontrar o camaleão bem aqui mesmo no Rio Grande do Sul do Brasil. Veja só! Mas, parece que aqui o bicho costuma se chamar iguana. É um réptil que se adapta ao ambiente pois possui a caracterísitica do mimetismo*.

*"O mimetismo
O mimetismo é a técnica de ocultação dos animais. Essa técnica varia de acordo com o animal e com o habitat em que vive. O mimetismo mais conhecido é característico de espécies com pouca mobilidade, que em geral, costumam ficar em repouso por longos períodos"

"Mudando de cor
Entre os animais miméticos, existem alguns que chegam a mudar de cor em função do ambiente em que se encontram. O "truque" só é possível porque abrigam sob a epiderme células especializadas contendo pigmentos de cores diferentes. Se o ambiente é verde, dilatam-se as células contendo pigmento esverdeado, enquanto as outras se contraem. O camaleão que já referimos é mais conhecido. A sua cor muda de acordo com o tipo de fundo no qual se encontra. "

Dra Cristina Alves- Mais uma vez o Google foi para Portugal e espero que desta vez a Dra. Cristina Alves não se importe com este post do qual eu desde já agradeço. Muito obrigada!

Ai...ai... as vezes complica para postar coisas interessantes por aqui. Mas, dá-se um jeito.

|

Links to this post:

Criar um link

<< Home