quarta-feira, novembro 23, 2005

As Idéias

de Fritjof Capra,
autor de o Tao da Física e O Ponto de Mutação
De acordo com o que li no Jornal em Aquarius, edição de novembro deste ano e coloco aqui de forma adaptada ao blog. Não se assuste. São idéias muito simples (despidas de complicações científicas), inteligentes e pragmáticas.
  • O Universo se divide em redes que se comunicam entre si.
  • As estruturas da natureza podem inspirar as ações da sociedade humana.

  • Existe o conflito entre capitalismo globalizado e as comunidades sustentáveis com seus projetos ecologicamente amigáveis denominados ECO DESIGN. Isso sucede com economia no consumo de bens como a água, a energia limpa, a redução do volume de lixo e cultivo de valores não consumistas.

Propostas de Capra:

  • Substituição de carros atuais por modelos menores, mais leves, feitos de fibra de carbono e movidos a células de hidrogênio gerando apenas vapor d'água como resíduo.

  • Uso de materiais encontrados na natureza como o bambu- planta resistente e que absorve 40 vezes mais carbono da atmosfera que outros vegetais.

  • Uso de produtos que passam a ser alugados em vez de comprados. Ex. Televisão- Caso em que a maioria dos aparelhos velhos é abandonada por pequenos defeitos ou porque estão ultrapassados. O novo design da TV alugável permite o encaixe de peças facilitando manutenção e reciclagem.

  • Nova Educação à partir da Eco-alfabetização onde está incluida a horta, a cozinha e a sala de aula.

Frases de Capra:

"Os problemas são tão graves e multidimensionais que não importa onde começar. Se você é um arquiteto, contrua casas; se for um negociante, faça isso nos seus negócios. Mas faça tudo de uma forma ecológica, holística".

"É bem provável que tenham que enfrentar uma catástrofe ecológica a não ser que mudemos drasticamente nosso estilo de vida, nossas economias, nossas instituições".

"Consciência ecológica é consciência espiritual. Sentir que estamos inteiramente ligados ao cosmos, que pertencemos ao universo. A visão ecológica tem de estar assentada na espiritualidade para ser bem-sucedida".

Leituras complementares:

  • Procure o site da Revista em Aquarius, para ler esta reportágem na íntegra
  • Autores: Rabino Nilton Bonder (Eu recomendo), Alvin Toffler, Alain Touraine, Michel Maffesoli, Frei Betto (Eu recomendo) e Edgar Morin_ Capra recomenda o livro Vida na Favela, da Editora Casa da Palavra. O autor preocupa-se com o problema das favelas, dança Frevo e fala um pouco de Português. Sua vinda à Porto Alegre está prevista na revista para este dia 21 e possivelmente ele esteja nesta cidade.
Você faz parte...
|

Links to this post:

Criar um link

<< Home