segunda-feira, novembro 21, 2005

Abertura



de arquivos



  • A abertura dos arquivos dos antigos militares do tempo da ditadura está ocorrendo, mas de uma forma difícil de descrever. O serviço é secreto e feito por alguns ministros. Somente a família de pessoas desaparecidas (E presas e torturadas também?) terão acesso a informações.
  • Espero que isso seja somente um início de processo quando em primeiro lugar os historiadores terão acesso a este material hoje, obviamente, já bastante danificado e com partes faltantes. E em última analise o povo, ou seja nós, tem direito a sua própria história recontada a Luz das novas verdades.
  • A polícia deveria estar lá vigiando os ministros também (acho que não está ou ficaria surpreendida com tamamha evolução). Vivemos em um País, em que, haja vista novas revelações, não se pode confiar cegamente em quem quer que seja.

  • Ontem eu achei a reportagem da Folha de São Paulo e me contive para escrever aqui à respeito, pois esta nova informação surge de forma um tanto obscura e é obscura mesmo. Talvez seja necessária a tamanha reserva, mas por enquanto. Hoje não encontrei mais a tal reportagem a respeito e encontrei outra do Jornal da Ciência. Veja aqui. (linque)

  • O governo resistiu muito a esta abertura de arquivos que vem sendo cobrada pela sociedade a tempos.

  • Algumas torturas à título de trotes e brincadeiras com conseqüências graves ocorreram no exército contra soldados rasos e jovens na idade de servir. Estas "brincadeiras" sádicas em maior ou melhor grau, sabe-se por muitas histórias relatadas por parentes, vizinhos, amigos e conhecidos que sempre existiram e são muito piores do que as brincadeiras ocorridas com calouros da faculdade que muitas vezes resultam em humilhação e em atos sádicos que deveriam ser varidos do nosso contexto onde os jovens recebem e aceitam abuso aprendendo a abusar dos demais. Talvez estes fatos de mau comportamento que expulsaram um superior do exército tenham servido de motivação para a abertura dos arquivos, já a tempo, quando vemos que no exército existem redutos daquela mentalidade às antigas onde imperavam os dias dias de horror.

Você faz parte...

|

Links to this post:

Criar um link

<< Home