segunda-feira, novembro 28, 2005

Açaí

Você já tomou o suco do açaí?


Origem da imagem (linque)

Eu sempre que vou a Cooperativa Colméia aqui de Porto Alegre (José Bonifácio street) peço um copo de açaí. O suco e a o açaí na tigela também é servido na sorveteria Cron's aqui em Porto(na Felipe Camarão). Estes produtos vêm da Amazônia para cá.

Quando baixa a minha imunidade eu principio a ter dor de garganta, sinal de desequilíbrio geral e além do gengibre o açaí é outro alimento-remédio que me livra de ficar doente se ingerido logo.
O efeito do açaí no sistema imunológico é fantástico.

A poucos dias atrás eu fui almoçar na colméia e pedi o de sempre depois do almoço: suco de açaí. Eles já tinham encomendado polpa congelada de açaí da Amazônia que a gente coloca com água no liquidificador para fazer suco, mas não tinha chegado, estava demorando. Em homeagem à Amazônia me contentei com um suco do extrato do guaraná que para mim não trás tantos benefícios quanto o açaí. Estava muito bom.

O Brasil está exportando açaí para os Estados Unidos. (Brincadeirinha: em troca da coca-cola. Eles mandam alguns engradados para cá e recebem a polpa congelada do açaí. Baita negócio, tchê!)

Tem gente que não gosta do suco de açaí porque diz que tem gosto de terra. Eu acho uma delícia porque tem gosto de terra. (Não, não estou com vermes e nunca comi terra. )Mas, eu tenho uma atração especial pela terra, pelo barro que é elemento essencial a ser valorizado. A lembrança da terra que o açaí trás me preenche, pois existe para mim carência de elemento terra no mapa astral. Deve ser isso.

Aqui (linque) você confere notícia sobre a exportação de açaí e deduz-se que os americanos vão ficar mais corados, fortes e saudáveis. Tô com ciumes, confesso. Mas, eles também merecem nosso açaí.

Tenho uma amiga que morou na Amazônia e um médico da região recomendou à ela que adotasse por hábito usar o açaí em casa para toda a família ficar fortona. Mas, esta minha amiga diz que tem a impressão de estar tomando suco de terra e isso que ela é nutricionista das boas. Pena! Ela falou para mim desta recomendação do médico e eu de vez em quando tomo açaí, pois não?

Imagine você que o açaí vem de uma palmeira da qual se extrai o palmito e o palmito é considerado pelos vegans um alimento praticamente proibido pelo fato da sua exploração devastar a natureza (alguns dissem que é possível explorar palmito sem devastação também). Veja aqui sobre esta palmeira que nos fornece o açaí.


Não quero que todo o açaí daqui seja levado para lá. Oh Lula, deixa um pouquinho de açaí prá nós tá? Prá gente ficar forte. Açaí: exija o seu! Tim tim...
Veja só como se fala sobre açaí em Inglês: aqui.
(mesmo linque da linda imagem).
Obs: Arrisco o palpite de que o açaí deve ajudar muito no caso de pacientes com aids. Lógico.
Obs2: O açaí também pode ser usado para tingir cabelos como a henna que é produto indiano.

|

Links to this post:

Criar um link

<< Home