sábado, agosto 20, 2005

Liberdade


Você faz parte...

Sou amante da liberdade, mas ontem escrevi no meu diário secreto a noite: A liberdade dói. Já li algumas vezes que a felicidade dói, como disse a Clarice Lispector, mas agora mais essa: a liberdade, encaminhando-se para o êxtase de ser também dói na medida deste prazer e felicidade que lhe faz fronteira e dói, dói, dói, cheia de saudade e de solidão dos laços do aparente amor que nós aprisionam quando somos jogados de um penhasco para voar em liberdade. Podermos ficar com a solidão e não enxergar a liberdade e quanto mais enxergamos uma destas não enxergamos a outra. Fiquei mais inteligente quando percebi que a minha solidão era também liberdade.

Liberdade


Tradução remanejada do texto de Juan Arias, in Persona, págs. 126 e 127; Amicy Santos e outros- do livro TDF- de Parisi e Cotrin- Editora Saraiva


"Sou livre quando amo o que faço;
Sou livre quando amo as coisas e
os homens porque o amor os faz mais livres e
eu menos escravo;
Sou livre quando aceito e devendo a liberdade dos outros;
sou livre quando a minha liberdade vale mais do que o dinheiro;
Sou livre quando consigo em tudo descobrir bondade;
Sou livre quando aceito que o mais importante é a minha consciência;
Sou livre quando me sei dar sem exigir possuir;
Sou livre quando creio que Deus é maior que o meu pecado;
Sou livre quando sei que, na hora do fracasso, é sempre tempo de
recomeçar outra vez;
Sou livre quando creio firmemente num homem como eu que,
depois de ter morrido, continua a viver para sempre;
Sou livre quando sou capaz de amar o instante da vida que tenho nas mãos;
Sou livre quando estou consciente de que nem tudo me convém;
Sou livre quando, acorrentado, continuo a gritar o
direito à minha liberdade;
Sou livre quando sou capaz de aceitar o que os outros me oferecem;
Sou livre quando reconheço as minhas limitações;
Sou livre se tenho a capacidade de me transformar;
Sou livre quando tenho fazer do meu trabalho um ato de criação;
Bem-aventurados os livres, porque possuirão a Terra."
*
Poema oração!!! Deu-me uma vontade de recitá-lo seguidamente ao colocar aqui.
A imagem colocada aqui não é de minha autoria.
|

Links to this post:

Criar um link

<< Home