terça-feira, agosto 16, 2005

Escolha

Você faz parte...

Retirei o último post que eu coloquei aqui, pois há uma falta muito grande de correspondência com as minhas idéias quando elogia a ditadura militar_era um linque_. Se é algo que vencemos, conquista do povo em sua maioria foi a abolição desta ditadura que trouxe com essa as Eleições Diretas.

Hoje tenho ouvido falar na dicotomia entre Desenvolvimentismo e entre Neoliberalismo. Fases da Política Desenvovimentista no Brasil foram o populismo e a ditadura militar. Passado este período o Desenvolvimentismo poderia ter alicerçado melhor uma passagem para a Democracia como ocorre hoje em alguns paises latino americanos, mas surgiu em 1989 o Neoliberalismo de Collor que jogou fora as conquistas dos trabalhadores, causou inflação e desemprego, só ouviamos que deveriamos segurar o cinto. A partir daí o Neoliberalismo que acolhe a burguesia e humilha o povo se tornou enfraquecido em alguns momentos e se consolidou no governo de FCH trazendo um clima infernal para dentro das instituições onde se falava em competição acirrada entre iguais tendo ocorrido durante todo o período neoliberal as diversas "frituras" para trabalhadores, nome ingênuo do Assédio Moral dentro das empresas e setores públicos que devido a uma conscientização a partir de muitos casos, a partir dos EUA, iniciaram-se alguns Processos de Idenização por Danos Morais no caso destes assédios com exemplos tão claros em mim e tão perto de mim em muitos casos em que não houve processo algum pela dificuldade de provas e pelo medo das pessoas que fingem não saber para sobreviver. Era como uma nova escravidão, o trabalhador sendo massacrado, os escritórios de qualidade total passando filmizinhos de cunho superficial estimulando competição maior que a solidariedade que possa haver entre as pessoas que se ajudam naturalmente e que são capazes de usar a sua criatividade sem manipulação. Tudo dentro de um setor de trabalho foi encutindo medo dentro do trabalhador, estimulando a fofoca e a ridicularização das pessoas. Esse cenário fez parte viva e pungente do Neoliberalismo do qual ainda corremos perigo e mesmo com toda a corrupção que ocorreu ou ocorre no âmago do PT, podemos dizer que houve franca melhora da situação de dignidade do trabalhor, do aluno, do paciente e até mesmo da dona de casa brasileira. As pessoas passaram a trabalhar com ideal, se formaram muitas oficinas para ensinar trabalhos práticos para as pessoas melhorarem de vida, houve diversos planos de assistência ao artesão, muitas pessoas foram alimentadas quando passavam fome e tudo isso foi feito de forma que uma sensível aura de dignidade emerge humilde de dentro da gente percebendo ninguém precisa destruir ninguém ou usar muitas defesas em termos de ego para se autoconstruir e se manter.

Corrupção: precisa ser investigada totalmente para ver se salvamos a partir daí conquistas sólidas e em vias de se consolidarem.
|

Links to this post:

Criar um link

<< Home