quinta-feira, julho 14, 2005

Pit bull

<><><>
=]Bem-vindo(a) a este lar virtual!

Hoje recebi um e-mail da minha sobrinha que me fez chorar.
Era sobre como o cachorro pit bull é usado. Ele é muito machucado e serve para rinhas de cachorro muitas vezes. Também mostrava cachorros pit bull amigos de crianças e até de bebes.

Eu sei que a questão do cachorro pit bull é muito polêmica. Mas, certamente que a culpa não é do animal. O problema de alguns cachorros terem matado crianças ou machucado pessoas é de responsalidade dos donos destes animais. A motivação de porque alguns têm um pit bull é muito importante.

Um cão não deve ser treinado para ser bravo. A raiva, a ira, a fúria é um problema espiritual. Os animais também possuem alma, possuem espírito. Adoecem por raiva, mágoa, abandono como nós seres humanos ou bichos gentes. O cão é um animal "holly", conforme eu aprendi com a mestra de florais de Bach Carmem Monari (o floral holly deixa o cão mais mansinho). Ele tem tendência a sentir raiva para se defender, mas os seres humanos se aproveitam disso e usam a raiva do cão causando a ele desequilíbrio e desarmonia e desarmonizando assim outros seres humanos, em alguns casos.

O cão é capaz de muito afeto conforme é sabido e ajuda pessoas com problemas emocionais, problemas de coração, cegos e até mesmo a mendigos que precisam da alegria de ter um cão.
Não temos apenas amigos humanos. Os animais são ótimos amigos. Até mesmo um pit bull pode ser um ótimo amigo conforme mostra o filme.

A raça pit bull foi criada com a intensão de obter um cachorro muito feroz em relação a estranhos. Esta intensão é uma lástima em termos de ética. Pode ocorrer do animal nem corresponder a esta intensão e sinceramente não tenho dados suficientes para afirmar isso. O fato é que tal cachorro tem tanta vida, afeto, sofrimento e merecimento como qualquer outro ser vivo, sobretudo mamífero, ser capaz de sentir dor.

Depois desta apresentação em java que me foi enviada a balança do meu julgamento ainda ser certezas pendeu mais para o lado do cão do que para o lado do ser humano. Ser humano que interfere cada vez mais na criação sem medir conseqüências, sem escrúpulos, sem ética, sem compaixão. (não vou colocar a apresentação aqui, pois alguma criança curiosa não deve ver os animais em estado lastimável em algumas partes da filmagem)

Somos responsáveis pelas criancinhas que morreram sendo atacadas por pit bulls e somos responsáveis pelo fato do pit bull estar entre nós, ser um ser vivo, com algum raciocínio canino, um bocado de sensibilidade, perturbação emocional profunda, grandes mandíbulas, servindo para alimentar o sadismo de alguns homens mais toscos do ele cão.

Dizem que a opção pela vida é sempre a melhor. Acredito. Que possamos todos viver e resolver problemas criados pela civilização.

Em alguns paises existe uma licença para se ter cães. Acho que aqui no Brasil também deve ter. Na licença que deve ser para animais maiores que um poodle deve conter a intensão da pessoa em possuir o animal. Ex. Porque tenho este cachorro: para me fazer companhia, pois vivo só.


E agora?
|

Links to this post:

Criar um link

<< Home